FLUR 2001 > 2024



2020 #11 - "Illuminati Bounce"

Posted by Flur Discos on

Ao longo do mês de Dezembro destacamos um disco por dia. Novidades 2020, reedições ou, até, edições de anos anteriores. A essência é que seja um disco com significado para nós ao longo dos últimos meses. Num ano atípico para todos, mas também num período de grande mudança para a Flur.


Se há uma semana celebrávamos o nosso 19º aniversário, hoje celebramos o quarto mês desde que a loja foi assaltada. 2020 também foi marcado por isso, uma primeira vez, inesperada e reflexo do período que atravessamos.

O momento ficou registado num vidro partido, o cenário exacto, sem staging, que encontrámos ao chegar, arma do crime em destaque. Mas como o vidro teve de ser substituído, esse pedaço de memória perder-se-ia para sempre. Uma das razões para ser imagem na capa da primeira mixtape na Holuzam. História má transformada em história boa. E recordar que os espaços fazem-se com diferentes histórias. O nosso ano também foi um vidro partido. Mil pedaços ficaram ali e 50 cassetes foram fabricadas. Uma das poucas restantes ainda pode ser vossa.

Pistas para um conhecimento do Outro Lado? Vai depender do treino dos ouvidos que chegam aqui. "Illuminati Bounce" inaugura uma série não regular, não fixa, nem ainda planeada de mixtapes para se comunicar de perto como são as selecções sem pressões. Aqui, música cortada, alterada, reduzida (nunca estendida), genericamente lenta, mexendo na percepção, nunca carregando. Uma mistura de cada lado, 2x meia-hora e algo, só discos reais existentes nas prateleiras de casa (zero downloads para transmitir música que não se tem). Misturas semi-cirúrgicas mas casuais, pontes rítmicas entre faixas, mensagens e, sobretudo, um espectro de cores bastante completo. Tracklist acessível apenas a quem de facto escuta a cassete.

Se leu até aqui - e continuar a ler - ficará a saber que durante as próximas 24 horas - a partir da publicação deste post - poderá ouvir a primeira mixtape da Holuzam aqui. Depois disso, estará indisponível digitalmente, como sempre esteve. Se quiser saber qual a tracklist só há uma solução, comprar o objecto físico e ouvi-lo.