Sexta-feira, 10 Outubro, 2014

LUST 845: LUÍS FERNANDES


Desde Maio de 2002, praticamente todas as semanas, enviamos uma newsletter com novidades, reposições e comentários a discos. Convencionou-se que seria útil ter uma pequena introdução, geralmente relacionada com algum acontecimento musical dessa semana, ou desse período, ou sobre discos que escolhíamos destacar.

Em Setembro de 2014 resolvemos entregar esse(s) parágrafo(s) a convidados que poderão partilhar connosco e convosco alguns pensamentos sobre música, o mercado, a cena, as cenas, detalhes sobre as suas próprias actividades, etc. Em baixo podem encontrar os textos publicados até ao momento.

—–

10.10.2014
SEMIBREVE 2014
por LUÍS FERNANDES

Uma das principais memórias que guardo da primeira edição do Festival Semibreve não é um concerto. É sim um bar fumarento repleto de gente. Nele tanto podíamos encontrar o Carsten Nicolai em amena cavaqueira com o Fennesz, como o Hans-Joaquim Roedelius a espalhar simpatia por quem o rodeava ou o Murcof a observar uma partida de bilhar entre dois desconhecidos.
Talvez esta seja a melhor forma de transmitir o que é o Festival Semibreve. Uma altura do ano em que alguns dos artistas que mais gosto se reúnem em Braga para um festival pequeno mas ambicioso no qual se vive um ambiente de proximidade e comunhão entre organização, artistas, jornalistas e público.
A juntar à equação, uma das salas mais bonitas e bem equipadas do país, que permite amplificar consideravelmente a experiência.
Três anos passaram e esta semana terá lugar a 4ª edição do festival. Não podia estar mais feliz.
Para além de um programa de concertos entusiasmante, que inclui Roll The Dice, Demdike Stare, Ryoichi Kurokawa ou Plaid, teremos instalações do brilhante Mark Fell e da polaca Anna Zaradny. Veremos também o âmbito do festival alargado a uma nova estrutura da cidade, o GNRATION, que albergará a maior exposição de instalações do festival até à data e a estreia da programação noturna, orientada para a pista de dança, com Sensate Focus e Miles.
Fica o convite para que possam aparecer e usufruir do festival.
A vossa presença é fundamental.

—–

habituamo-nos a ver o resto do país sem as coisas de que gostamos e ficamos contentes por cidades como braga terem um festival onde apetece estar. melhor ainda é uma cidade que ofereça música destas o ano inteiro. e eis que luís fernandes, para além de liderar a equipa do semibreve, também tem a cargo o espaço gnration que há pouco tempo começou uma segunda vida. é entre este espaço e o bonito theatro circo que decorre o semibreve 2014. mas luís não é só um homem dos bastidores. fora da lista extensa de colaborações regulares, peixe:avião, astroboy, quest e os discos pad têm também a sua máxima atenção.



/ / Etiquetas: , , / / Comentar: aqui »